Rafał Zapała
Scrolling to Zero (for organ, electronics and audience)
FILE São Paulo 2022 | Hipersônica
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
“É o fim. Evaporando. Evap… ou escoando. Baixando byte por byte. Renderizando cada instância da respiração. Audiência. Nós somos órgãos organizados. Um organismo. Nós somos o som. Som organizado.”
(E. Thacker. Cosmic Pessimism. Tradução livre.)
A composição é uma meditação sonora coletiva da palavra “end” [“fim”], um rito sonoro para órgão, sons eletrônicos e vozes da audiência, conduzida por um avatar digital.
(…) no mundo pós-molecular, na era do Antropoceno, definida pela ameaça de aniquilação nuclear e catástrofe ecológica e política, as pessoas enquanto espécie têm se confrontado com o vazio infinito. Sem objetivo, com prospecto de aniquilação. A corrida para a nulidade começou. A soma das experiências das pessoas que meditam sobre o vazio em grupo é mais do que um vazio geral. (…) Nesta experiência, está contida a proposta ética de uma nova consciência e uma nova responsabilidade para interrelações. Portanto, não se deve temer o momento do colapso. O lugar de cada ser, de cada espécie, será tomado por outros. (…)
Bio:
Rafal Zapala é compositor, artista sonoro e improvisador. Ele obteve grau de pós-doutorado em composição e é professor associado na Academy of Music em Poznan. Sua música foi apresentada em festivais de música contemporânea, clubes de jazz, espaços de música experimental e exibições públicas em locais abertos. Ele também é artista residente na Stanford University – CCRMA, CK „Zamek”, Swiętokrzyska Philharmonic, ZK/U Berlin, Vertigo STARTS e CNMAT UC Berkeley. É fundador do Kołorking Muzyczny e da an_ARCHE New Music Foundation