FILE INSTALAÇÕES | SÃO PAULO 2022

FILE SÃO PAULO 2022 | INSTALAÇÕES 

FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

 

INSTALAÇÕES
PROGRAMAÇÃO

 

1. Joon Y Moon – Inside – Coreia do Sul | South Korea

Formas fantasmagóricas e espectrais são reveladas ao espectador através de uma lanterna ao navegar pela instalação numa narrativa enigmática.

 

2. Lu Yang – The Great Adventure of Material World – Game Film – China

Através das estratégias de games, Lu Yang desenvolve reflexões filosóficas, propondo questões sobre vida e morte, sobre múltiplas sexualidades do mundo atual e narrativas fantásticas, nas quais, numa ascensão apoteótica, luta até contra si.

 

3. Marpi Studio – Wave Atlas – Estados Unidos | United States

Mundo aquático repleto de vida digital no qual se pode criar e descobrir seres biológicos artificiais. Quanto mais interação, mais rica é a ecologia deste mundo.

 

4. Playmodes Studio – VJYourself! – Espanha | Spain

​VJYourself! é uma obra​ interativa​ na qual o visitante ​cria​ múltiplas ​coreografias em um único plano.

 

5. Birk Schmithüsen – Speculative AI Series – Alemanha | Germany

A instalação é um experimento estético projetado para tornar perceptíveis processos de redes neurais artificiais. Dois sistemas de IA (Inteligência Artificial) independentes foram configurados para se comunicar entre si numa linguagem inventada de associações audiovisuais.

 

6. Fernando Velázquez – #L1, after Dan Flavin – Uruguai, Brasil | Uruguay, Brazil

A instalação de Fernando Velasquez reescreve a concepção escultórica luminosa e minimalista do artista Dan Flavin, tornando-se uma instalação cinética executada por programação algorítmica.

 

7. Heart Machine – Solar Ash – Estados Unidos | United States

Viaje por um mundo surreal, vívido e altamente estilizado, cheio de mistério, travessias selvagens em alta velocidade, personagens cativantes e grandes encontros com inimigos. O Vazio está chamando…
Use os controles do PlayStation.

 

8. Louis-Philippe Rondeau – Liminal – Canadá | Canada

O portal luminoso transporta o espectador para um tempo espaço criativo.

 

9. Robin Baumgarten – Quantum Jungle – Alemanha | Germany

Quantum Jungle é uma Instalação interativa que, por meio dos conceitos da física quântica, principalmente das equações de Schrodinger, permite ao público vivenciar o comportamento das partículas subatômicas no mundo quântico.

 

10. Sung Rok Choi – Great Chain of Being – Coreia do Sul | South Korea

A “grande cadeia do ser” é um conceito filosófico antigo segundo o qual há um deus no topo da estrutura do mundo, e abaixo anjos, animais, plantas e elementos. Uma tentativa de explicar as estruturas hierárquicas e relações do mundo. Porém, a nova estruturação contemporânea faz com que a antiga visão de mundo se transforme através da tecnologia numa estrutura com robôs, máquinas, pessoas, animais e entidades virtuais ou digitais.

 

11. Terence Broad – (un)stable equilibrium – Inglaterra | England

Terence Broad desenvolve um trabalho com cores, que resulta numa competição cromática utilizando AI (Inteligência Artificial) e GANs (REDES ADVERSÁRIAS GENERATIVAS).

 

12. Ricardo Barreto – ÁTOPOS – Brasil | Brazil

ÁTOPOS é um jogo multidimensional, disruptivo e estratégico.

 

13. Camila Magrane – Traces – Venezuela

Uma série de colagens e uma coleção de Polaroids de filmes instantâneos são acompanhadas por animações e videoclipes cativantes vistos exclusivamente pelo uso do aplicativo de realidade aumentada (Virtual Mutations)