Joon Y Moon

Augmented Shadow: Inside

FILE São Paulo 2022 | Instalações
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

 

 

Augmented Shadow, concebido por Joon Moon, refere-se a um dispositivo e a uma experiência que implementam um tipo de realidade aumentada usando sombras. Esse dispositivo amplia a realidade sobrepondo sombras virtuais às sombras reais dos objetos de acordo com o ângulo da lanterna que a audiência controla. O artista brincou com a linguagem visual e as regras de interação únicas de Augmented Shadow através de uma série de trabalhos.

Inside é uma instalação artística imersiva que projeta sombras em um palco de 10m por 10m e paredes de 6m de altura. A escala das sombras é 1:1 e a audiência pode atravessá-las, o que corresponde ao primeiro estágio da série. Objetos como portas, janelas, paredes e cadeiras estão no palco. Suas sombras mostram uma cena virtual que se conecta com a cena real por portas e janelas. A audiência passa a participar da história iluminando e revelando o mundo que as duas cenas constroem.

Essa história mostra pessoas feitas de sombras indo e vindo entre a cena virtual e o mundo real. A audiência as conhece e interage com elas quando aparecem no mundo real. Seus verdadeiros corpos não são visíveis, podendo ser observados apenas pelas sombras. No entanto, a realidade delas, um mundo plenamente colorido, pode ser observado quando a audiência olha pelas janelas a partir do centro do palco. O público, no mundo real, observa as sombras, mas estas, na realidade delas, também observam o público. Ao mesmo tempo, os outros membros da audiência observam o palco de fora. Portanto, o público se encontra na posição de participante ativo da história.

Inside cria uma divertida observação das camadas sobrepostas da realidade. Além disso, a audiência experiencia níveis altos e baixos de presenças nesse mundo de sombras, jogando em torno da fronteira real-virtual.

Bio:
Joon Moon (Coreia, 1982) trabalha em Seul e é artista e programador de computadores. Seus trabalhos foram exibidos em MOMA (Nova Iorque), Microwave, Onedotzero, FILE, Cinekid, Scopitone e grandes museus da Coreia como National Museum of Modern and Contemporary Art, Seoul Museum of Art, Gwanju Design Biennale e Kumho Museum. Ele trabalha sobretudo com mídia experimental e arte computacional, como realidades aumentadas, interfaces tangíveis, arte generativa e visualização de som. Ele também é professor universitário e artista técnico freelancer.