Birk Schmithüsen

SpeculativeAI / Exp. #2 (conversation)

FILE São Paulo 2022 | Instalações
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

 

 

A série SpeculativeAI consiste em experimentos estéticos projetados para tornar processos de redes neurais artificiais perceptíveis para humanos por meio de tradução audiovisual. A pesquisa começou com a obra Exp. #1 (associations), que examina o comportamento interno durante o processo de treinamento e previsão. No experimento, uma rede é visibilizada por um objeto luminoso com o estado de cada neurônio representado por um LED correspondente. Durante o treinamento da rede neural, padrões legíveis e formas que correspondem a certos sons começam a emergir. Este trabalho – Exp. #2 (conversation) – questiona a aptidão de uma IA para empatia e propósito ao se comunicar com outra IA. Com suporte conceitual do Center for Artificial Intelligence (University of Oviedo), Birk Schmithüsen configurou dois sistemas de IA independentes que podem se comunicar entre si utilizando uma linguagem inventada de associações audiovisuais. Ambos os sistemas são consubstanciados em um objeto luminoso ou sonoro e podem receber as mensagens do outro. Para haver uma comunicação significativa, ambos produzem comportamento empático entendendo as mensagens recebidas e respondendo intencionalmente. O objeto luminoso esférico com um diâmetro de 80cm constiste em um amontoado caótico de 95m de fitas de led, um microfone e um dispositivo de computação por IA aninhado. Ele é capaz de ouvir sons e criar imagens. O objeto sonoro, um dodecaedro de acrílico preto opaco com o mesmo diâmetro, é equipado com oito alto-falantes, uma câmera e o segundo sistema de IA. Ele pode ver imagens e emitir sons. Na exposição, os dois sistemas estão em uma conversa audiovisual em constante alteração.

Bio:
Birk Schmithüsen é um artista audiovisual que nasceu em 1986. Está atualmente radicado em Leipzig, Alemanha. Seu trabalho foi exibido internacionalmente em importantes festivais de media art em França, Holanda, Espanha, Áustria, Alemanha, Sérvia e Brasil, incluindo re:publica, Chaos Communications Congress, Ars Electronica Festival e ZKM. Birk Schmithüsen tem diploma em belas artes, foi bolsista da EMAP 2019 e é graduado na Academy for Theatre and Digitality em Dortmund. É cofundador do grupo de performances ArtesMobiles. Em sua pesquisa artística, explora fenômenos complexos como inteligência artificial, big data e mudanças climáticas como mídia artística. Os resultados da pesquisa são organizados em performances ou apresentados em instalações imersivas de mídia. Sua abordagem é tornar sistemas complexos experienciáveis por meio de interpretação audivisual, promovendo assim o discurso. Entre abordagens explanatórias por meio de sonificação e visualização de dados, reúso abstrato estético de tecnologias emergentes e conceitos especulativos, ele cria sistemas com comportamento assemelhado ao de seres vivos e abre novas perspectivas em tópicos correntes.
Suoprte conceitual do Artificial Intelligence Center da University of Oviedo em Gijon. Calibração de visualização volumétrica por Felix Bonowski. Código por Marcus Ding. realizado na LABoral Centro de Arte y Creación Industrial na Espanha, dentro da estrutura do programa European Media Art Platform EMARE com apoio do Creative Europe Culture Program da União Europeia. Apoio adicional à produção por ArtesMobiles.