Exposição Adesivo

RAQUEL MEYERS | Espanha 

 

1 – Empath 

2 – Fingers of Doom 

3 – RAIN PART I – [THE OWL] 

4 – Vladijenk II (The corroded mainframe at Tartarus edition)

 

FILE São Paulo 2022 | Instalações
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

 

 

TECNOLOGIA VIVA

Em 2022, o FILE FESTIVAL apresenta a primeira edição da Exposição Adesivo. Esta nova maneira de explorar o espaço urbano propõe um formato contemporâneo de intervenção artística pública, ativando áreas de circulação cotidiana através de meios interativos. Neste ano, a Exposição Adesivo convida a artista espanhola Raquel Meyers e ocorre no Centro Cultural FIESP, com participação também na programação do FILE LED SHOW.

Essa artista e performer define seu trabalho como KYBDslöjd. A sigla refere-se ao termo inglês keyboard, teclado, e a slöjd, palavra sueca que remete à destreza, habilidade. O conceito exprime um tipo de datilografia expandida, com a qual cria animações ao vivo que somam criatividade, inventividade estética, expertise técnica e crítica, em um fluxo contínuo de texto 8-bit.

De uma geração familiarizada com o fliperama e a Polaroid, explora em seu processo criativo ferramentas como o Commodore 64, modelo de computador doméstico criado na década de 1980, e caracteres gráficos PETSCII. Para registrar cada movimento de digitação, Raquel Meyers utiliza o software Nop, desenvolvido por Mathman (Johan Kotlinski), que recebe um input de dados criados pela artista e os traduz em animação. 

Raquel Meyers cria mitologias compostas por robôs, zumbis, múmias, vampiros e monstros lo-fi. Na tela, os 40 caracteres fixos em uma linha são correspondentes aos pixels, que combinados geram imagens em 20-24 linhas, 800-960 caracteres por página, possibilitando a exploração criativa da baixa resolução, também encontrada na Pixel Art e na ASCII Art. Em suas animações, o ritmo das tecnologias obsoletas é ressignificado e uma nova dinâmica é proposta, como forma de superação do sistema viciante de gratificação instantânea, característico da Era Digital e do uso intuitivo das tecnologias.

  

Clarissa Oliveira

Curadoria da Mostra Raquel Meyers na Exposição Adesivo

Festival Internacional de Linguagem Eletrônica — FILE

 

Conception

Ricardo Barreto

Raquel Meyers Curatorship 

Clarissa Oliveira

Design

Estúdio Quadradão