Sung Rok Choi

Great Chain of Being

FILE São Paulo 2022 | Instalações
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

 

 

A cadeia dos seres, um conceito filosófico antigo, tentou explicar as estruturas e relações do mundo como uma forma de hierarquia ou um conjunto de estratos. Essa ideia filosófica é expressada aqui na forma de entidades que constituem o mundo contemporâneo. Os filósofos do passado acreditavam que a estrutura do mundo tinha no seu topo um deus, e que abaixo havia anjos, animais, plantas e elementos. Mas foi essa concepção do mundo, como decorrência das mudanças na civilização e na cultura, que resultou nos elementos que constituem o mundo.
Este trabalho apresenta a estrutura contemporânea na forma de robôs, máquinas, pessoas, animais e entidades virtuais ou digitais. Entre os sistemas virtuais, essas entidades passam por um processo de criação, arranjo, uso, descarte e reciclagem, através do qual elas surgem e desaparecem. A obra retrata as histórias que emergem desses processos, em um pano de fundo sistemicamente desenhado como uma paisagem semelhante a uma fábrica.

Bio:
Sung Rok Choi (1978, Coreia; mora e trabalha em Seul) está envolvido com animação digital e vídeo para explorar paisagens e narrativas contemporâneas geradas por tecnologia. Ele tem interesse em entender como relacionamentos mudam em resposta a avanços tecnológicos. Choi apresentou seu trabalho na Coreia e no mundo ao longos dos últimos 10 anos. Ele tem um BFA na Hong-Ik University, Seul, Coréia e um MFA na School of Art da Carnegie Mellon University, Pitsburgo. Destaques de sua carreira incluem participações em Busan Biennial (Project 2, 2016), Ars Electronica Festival (Deep Space 8K, Linz, Áustria) e Gwangju Media Art Festival (Coréia, 2017).