FILE SÃO PAULO 2015 – LED SHOW

Paloma Oliveira & Mateus Knelsen – Monomito

Abstract:
Inspirado no “Herói de mil faces”, de Joseph Campbell, “Monomito” é uma performance multimídia em que um performer cruza o espaço público vestindo um aparato que reconhece padrões visuais de rostos humanos, “sequestrando-os” e projetando-os na máscara do performer, assim como em outros lugares do espaço por onde cruza. Para a apresentação no FILE, o painel de LEDs da Galeria de Arte Digital SESI-SP, na Avenida Paulista, exibirá em tempo real as faces capturadas pelo performer, estabelecendo um diálogo entre o monumental e o mundano.

Abstract:
Paloma Oliveira é Mestra em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo, desenvolvedora de ações de empoderamento social, desenvolvedora multimídia, pesquisadora, educadora e produtora cultural. Busca convergências e aplicações das tecnologias digitais no corpo, nas artes e no espaço urbano. Atualmente se interessa pelas possibilidades estéticas e experimentos com o corpo mediado por sensores biofísicos (eletrônicos) e biossensores (micro-organismos).

Mateus Knelsen é formado em Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo e mestrando em Poéticas Interdisciplinares pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como artista, programador, designer e pesquisador de linguagens multimeios. Atua também como ministrante de oficinas sobre meios e processos tecnológicos, cultura open source, programação criativa e audiovisual interativo.