Gisela Nunes & Paulo Almeida

Touch the Heart

FILE 2018 | FILE MIDIA ART
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Abstract:
“Touch the Heart” é um projecto Web-based. É baseado numa simulação física 3D de dois “corações” pendurados em “cordas”. As pessoas podem puxar e largar cada coração, fazendo-os oscilar e eventualmente colidir, enquanto se “movem” em volta da cena. O trabalho reflete sobre como a nossa vivência muda as nossas percepções e perspectivas do mundo. Tanto os gráficos como o som são sintetizados em tempo real de acordo com a simulação. O projeto é escrito em JavaScript e GLSL. Usa a biblioteca three.js mas deixa todos os detalhes de renderização a código original escrito em GLSL. Para as cordas, um simples fragment shader cria o efeito de pulsação. Para os corações, um vertex shader cria a distorção, através de um componente espacial de simplex noise, e de um componente temporal para simular o bater dos corações; um fragment shader cria a refração da luz interior, cuja intensidade é sincronizada com o ritmo dos corações. Para o chão são criadas ondas circulares, baseadas na posição de cada sombra, que se unem quando as sombras se aproximam. Quando os corações colidem, ondas em forma de explosão expandem-se ao longo do chão. Toda a renderização varia com o tempo, num ciclo de dia-e-noite. O som é sintetizado usando a biblioteca Gibberish, sendo gerados sons para os batimentos cardíacos, para as colisões, e para um som de fundo. O ritmo dos batimentos cardíacos depende da velocidade dos corações, tendo todos os sons uma localização espacial.

Biografia:
Gisela Nunes é uma artista originária de Portugal. Com formação acadêmica em artes e design multimedia atualmente desenvolve obras de arte interativa. A sua prática explora o objeto, o dispositivo e a participação do público para criar experiências interativas em tempo real. Os seus projetos possuem temas variados usando processamento de dados, a realidade aumentada e a síntese de imagens e sons em tempo real como base para o seu trabalho. Nos últimos anos, suas obras já foram exibidas em espaços como Art & Science 2016 European Digital Art and Science Network na Sérvia, Ars Electronica 2015 na Áustria, Yicca 2014 Winners Exhibition (Suiça) e 2012 Guimarães European Capital of Culture (Portugal). A sua intenção como artista é despertar o curador que vive dentro de todos nós.

Paulo Almeida é Professor Auxiliar na Universidade do Minho, e investigador no HASLab / INESC TEC. Obteve um Doutoramento em Ciências de Computação pelo Imperial College London em 1998. Tem feito investigação em sistemas distribuídos, tendo efetuado trabalhos sobretudo em mecanismos de registo de causalidade, bases de dados não-relacionais eventualmente consistentes, algoritmos de agregação distribuídos tolerantes a faltas, bloom filters, e algoritmos distribuídos em grafos. Recentemente tem focado a investigação em tipos de dados replicados. Anteriormente se dedicou à computação gráfica, nomeadamente síntese de imagens, e ultimamente tem renovado o seu interesse pela arte digital.