FILE SP 2014 – METRO

The Constitute: Sebastian Piatza & Christian Zoellner – Eyesect

Abstract:
”Eyesect” é uma constelação interativa vestível que reflete um experimento extracorpóreo de maneiras imersivas. O trabalho permite que os usuários vicenciem seu ambiente sob novos pontos de vista. O mundo, conforme o percebemos na realidade e por meio da mídia, é alinhado com a visão dos seres humanos através de binóculos e estereoscópio. Essa perspectiva onipresente centrada no humano e o debate crítico sobre a tecnologia 3D que só estimula o espaço real e não simula a ânsia por novas propostas visuais foram o ponto de partida para o trabalho em ”Eyesect”. A questão ”como não vemos?” e a fascinação pela cibernética – utopias espirituais, ficção científica e experimentos biônicos – levaram ao desenvolvimento de um dispositivo em um capacete e de dois olhos de uma câmera que pode ser acoplada livremente.
Duas câmeras portáteis captam o entorno e transmitem os dados das imagens direto para os olhos. As percepções espaciais se formam dentro do sistema sensorial humano. Braços e dedos se tornam músculos oculares e criam perspectivas humano-biológicas incríveis. O mundo externo será projetado de uma nova maneira e ”Eyesect” desafia os usuários com suas vestes e visuais/espaciais e individualismo exacerbado pela tecnologia.
O dispositivo com capacete tem uma superfície amorfa, irregular e revestida de metal. Os olhos, considerados em muitas culturas o tesouro da alma, ficam situados de maneira diferente da usual. Os usuários de ”Eyesect” parecem e olham de forma diferente. Eles experimentam o espaço por conta própria de uma maneira visual totalmente nova e observadores externos não conseguem entender os arremedos e as expressões faciais. O que eles veem é um reflexo distorcido de si mesmos em seu próprio ambiente. E essa é apenas uma pequena pista do que acontece dentro do capacete.

Biography:
The Constitute é uma pequena mescla de estúdio de design e instituto acadêmico que foi criado em 2012. Como o VR/urban, elas expõem o SMSlingshot mundo afora e The Constitute faz isso com diversos projetos de viés crítico, todos eles em espaços públicos e usando tecnologia como material criativo. Christian Zoellner e Sebastian Piatza são formados em design, fãs ardorosos de música e pesquisadores malucos por excelência.