Neryth Yamile Manrique Mendoza

Inserciones

FILE 2018 | VIDEOART
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Abstract:
Me interessa a realização de ações de intervenção urbana, registradas e documentadas em vídeo e/ou fotografia, inserindo-me nos espaços em ruínas ou abandonados para estabelecer reflexões entre o corpo e a memória, com ocupações que revitalizam aqueles lugares abandonados de forma efêmera e poética. Tento desvendar a dimensão do humano e seu diálogo com a arquitetura moderna. Insiro-me em estruturas, paredes e/ou casas em ruínas como possíveis cenários para o corpo, desempenhando pequenas ações, operações ou disposições que surgem das quebras, rachaduras, deslizamentos de terra ou detritos das estruturas, adentrando-os para me relacionar com o que o lugar propõe, encaixando meu corpo nos diferentes compartimentos ou áreas vazias, estabelecendo ligações com os objetos encontrados, e deixando-me ser afetada por aquilo que eu encontrar no caminho. Com esta obra de video arte, mais do que um registro de ações executadas, quero escrever uma narração subjetiva sobre a influência desses espaços sobre meu corpo e minha mente quando entro em contato com eles.

Biografia:
Nasceu em Bucaramanga, Colômbia (Janeiro 25, 1975). Educação: Engenharia de Sistemas (2000) e Escola de Belas Artes da Universidad Industrial de Santander (2006). Áreas de trabalho: Fotografia, Arte Digital, Pintura, Performance e Instalação.
Participou do Salão de Artistas Regionais (East zone)- Colômbia, (2005, 2007 e 2009). Exposições incluem: Santa Clara – Cuba, La Paz – Bolívia, Buenos Aires – Argentina, Ramallah – Palestina, Belo Horizonte-Brasil, e Toronto – Canadá. Premiada em criação artística no Bucaramanga Free Technical Festival em 2010 e em criação departamental em novas formas visuais, 2010, 2013, em Santander, Colômbia.