Oo.: Jeroen Cluckers, Michaël Verlinden & Jasmijn Lootens

Kosmos

FILE 2018 | VIDEOART
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Abstract:
“Kosmos” concentra-se nos blocos de construção de imagem do filmes digital e analógico: pixels e granulação. Manipulando dados de gravações de padrões de luz e da textura granular resultante, as imagens formam um híbrido tátil entre o analógico e o digital. A música estabelece um diálogo entre a voz acústica e a voz eletrônica. Na conversa audiovisual de 9’36”, ou sinfonia de 14400; emergem pinturas abstratas ‘compressionistas’.

Créditos
Câmera, manipulação de dados, edição, gradação de cor: Jeroen Cluckers
Piano, eletrônica: Michaël Verlinden
Violoncelo, eletrônica: Jasmijn Lootens

Biografia:
Jeroen Cluckers (Bélgica) é artista de vídeo e cineasta experimental. Cria cenas audiovisuais oníricas que exploram, questionam e transformam as fronteiras entre ficção e realidade, cinema e pintura, digital e analógico, imagem e imaginação. Seu trabalho foi exibido em mais de 35 países pelo mundo, em festivais e espaços como: ZKM, The State Hermitage Museum, VIDEOEX, IFF Message to Man, FILE Festival, VIDEOFORMES, MAXXI Museum, Ludwig Forum, Athens Digital Arts Festival e ISEA. Recebeu vários prêmios, incluindo o de Melhor Filme de 60 segundos, no New York Film Week, e Melhor Filme Experimental, no Tufo e no GISFF (Global International Silent Film Festival). É vinculado ao AP University College como professor-pesquisador em Video & Mídia Imersiva. Reside e trabalha em Gent, Bélgica.
“Oo.” é um laboratório audiovisual da violoncelista Jasmijn Lootens, do pianista e produtor Michaël Lootens e do artista de vídeo Jeroen Cluckers.