Susanne Wiegner

An Lou Andreas-Salomé

FILE 2018 | VIDEOART
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

 

Abstract:
Visualização de um poema de Rainer Maria Rilke, escrito no Castelo de Duino para o grande amor de sua vida: Lou Andreas-Salomé. O tema do filme é o lugar da escrita – Castelo de Duino – tendo a vista da janela como ponto inicial das reflexões interiores de Rilke, combinado a uma mistura caleidoscópica de passado e presente, espaço e tempo. No final, pode-se ver uma estrela no cartão postal que Rilke enviou a Lou, memorando o quarto que ocuparam na Baviera, onde a luz atravessava a fresta da persiana em forma de estrela.

Créditos
Conceito e animação: Susanne Wiegner
Voz: Christian Reiner

Biografia:
Susanne Wiegner estudou arquitetura na Academia de Belas Artes de Munique e no Instituto Pratt, em Nova York como bolsista da DAAD. Trabalha como artista 3D em Munique, Alemanha. Há anos vem criando animações computadorizadas em 3D, que envolvem literatura e espaço virtual.
Lugares onde seu trabalho foi exibido incluem: mostras coletivas na Pinakothek der Moderne em Munique, ZKM em Karlsruhe, Centro de Arte + Tecnologia EYEBEAM em Nova York, FACT em Liverpool, Torrance Art Museum em Los Angeles; Bienal WRO em Wroclaw, National Gallery of Art em Vilnius, National Taiwan Museum of Fine Arts, Taipei; Les Rencontres Internationales em Paris, EMAF em Osnabrück, Videonale em Bonn, Schusev State Museum of Architecture, Moscou; e festivais em todo o mundo.