Creative Advisor Group: John Paul Bichard & Magnus Jonsson
SloMo
Abstract:
SloMo é uma instalação de vídeo interativa em câmera lenta no novo edifício M7 em Estocolmo, na qual os transeuntes são convidados a gravar um videoclipe de três segundos. Instantaneamente, o clipe é convertido em um retrato em vídeo de 36 segundos em câmera lenta, que é enviado para as telas espalhadas pelo edifício. Ao exibir continuamente esses retratos em vídeo, SloMo dá ao edifício uma memória das pessoas que passaram pelo espaço, o que estimula a autorreflexão e a participação de novos autores. A instalação é uma reflexão estimulante e provocativa sobre o papel da imagem em movimento no espaço público e sobre a natureza mutante do vídeo na era do YouTube. O vídeo deixou de ser uma verdade e uma narrativa, e agora constitui fragmentos de conversa e observações de pessoas. A SloMo transforma a entrada em uma performance casual e em um espaço de exibição, com pessoas sentadas e em pé assistindo à apresentação de seus amigos e colegas ao vivo ou em câmera lenta nas telas. O espaço de performance ao vivo funciona como uma “bolha” surpreendentemente intimista dentro da arena pública: as luzes e o olho da câmera estimulam experimentos cada vez mais criativos e loucos. A obra torna-se um ponto focal para criação autoral e consumo, assim como um espaço dotado de história para os moradores do edifício, para o próprio edifício e o bairro ao redor. A obra foi criada por John Paul Bichard e Magnus Jonsson, do Interactive Institute, por encomenda do Atrium Ljungberg e com a colaboração dos moradores do edifício M7 e de Nacka Kommun.
Bio
Artista, estrategista e diretor artístico, John Paul Bichard é um expoente da cultura digital desde o início da década de 1990. Tem codirigido vários projetos importantes de pesquisa sobre mobilidade para serviços baseados em localização, outros de games difusos, e é consultor nas áreas de mobilidade e marketing online. Seu trabalho artístico é exposto e colecionado internacionalmente.
Magnus Jonsson é responsável pelo desenvolvimento da nova onda de design artístico colaborativo e da pesquisa prática de tecnologia digital. Em 2000, trouxe seu profundo conhecimento de inovação colaborativa para o Interactive Institute, tornando-se diretor do estúdio em 2005. É conhecido e respeitado internacionalmente como um pensador visionário na área de cultura digital.