Özge Samanci & Gabriel Caniglia
You are the Ocean
FILE SÃO PAULO 2018
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
Abstract:
Esta instalação interativa permite ao público controlar um oceano simulado digitalmente usando apenas suas ondas cerebrais. Mar calmo e tempestades são alimentados com os pensamentos do espectador; o simples ato de concentração pode evocar uma ventania ou o sol. O participante controla intencionalmente seu pensamento enquanto é rodeado pela consequência ampliada do pensamento. O participante usa um fone de ouvido EEG (eletroencefalografia) que mede seus níveis aproximados de atenção e meditação através das ondas cerebrais. O nível de atenção afeta a tormenta: quanto maior a concentração, mais as ondas e nuvens aumentam; ao acalmar a mente, o sujeito tem o poder de criar um oceano calmo.
A relação da humanidade com o mundo natural é complexa. O ser humano possui um sistema nervoso e percebe um limite ilusório entre seu corpo e o resto do mundo. Um gole de água que bebemos esteve alguma vez no oceano, uma nuvem, uma planta. Um átomo em nosso corpo tem a idade de bilhões de anos, proveniente de estrelas que morreram, e cada átomo foi uma parte de tantas coisas: poeira estelar, terra, mar, nuvens, ar, seres unicelulares, peixes, insetos, aves. Este conceito aparece em diferentes versões nas cosmologias indígenas, no misticismo Sufi, na teoria do Big Bang e na história da evolução. “You are the Ocean” é um lembrete de que nossa presença e pensamento têm impacto direto sobre o planeta. Como bem expressa Donna Haraway, os seres humanos não são superiores a qualquer ecossistema e existem em uma teia interligada a todos os ecossistemas como uma extensão do planeta.
Créditos:
Código e Implementação de Software: Gabriel Joseph Caniglia
Vídeo: Deborah Libby
Assistente de Video: Jesseca Simmons
Participantes no vídeo: Nevo I. Shinaar, Lea A. Rodbarry
Agradecimentos:
Northwestern University, Adam Robert Snyder, URAP Northwestern, Peter J Civetta, Brandon Grill, Brian L Perkinson, Gabriel Caskey, Department of Radio/Television/Film, Department of Art Theory and Practice, Kyle Henry, Stephan Moore, Hamid Naficy, Josh Ippel, Matthew Edward Martin
Biografia:
Özge Samanci, artista gráfica e escritora, é professora associada na Escola de Comunicação da Northwestern University. Completou seu Phd em mídia digital no Instituto de Tecnologia da Geórgia. De 2009 a 2011, foi bolsista de Pós-Doutorado Andrew Mellon na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Durante o outono de 2017, foi bolsista da Holtzbrinck Artes Visuais na American Academy em Berlim.
A recente instalação de Samanci “You are the Ocean”, será exibida no Currents New Media, FILE Festival e no SIGGRAPH Art Gallery. Suas instalações interativas foram exibidas internacionalmente, incluindo: FILE Festival, Tech Museum of Innovation, em San José; WRO Media Art Bienal, Athens International Festival of Digital Arts e New Media, ISEA (International Symposium on Electronic Art), entre outros. Seu romance gráfico autobiográfico “Dare to Disappoint” (Farrar, Straus e Giroux, 2015) recebeu críticas literárias do New York Times, Guardian, Slate, New Republic, Publishers Weekly, Kirkus, Daily Beast, além do Smithsonian, entre outros; e foi traduzida para o coreano, holandês, turco, italiano e romeno.
Gabriel Caniglia estuda Ciência Cognitiva e Ciência da Computação na Northwestern University. Seus interesses residem na interação humano-computador e nas tecnologias imersivas. Quando fora da sala de aula, trabalha no ‘The Garage’, centro da Northwestern para empreendedorismo e inovação, onde gerencia o Makerspace e o Laboratório de RV/RA. Também integra a equipe de Engenharia Industrial que fornece sistemas de visualização de dados a maratonas e outras provas de enduro.
Lidera a programação e montagem da instalação artística “You are the Ocean”.