Mélanie Courtinat, Salomé Chatriot & Iseult Perrault

After Eden

FILE SÃO PAULO 2018
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Abstract:
“After Eden” é uma instalação interativa que utiliza a realidade aumentada em pinturas acrílicas, com o objetivo de dissolver fronteiras entre as formas digitais e clássicas de expressão artística. Jardins luxuosos florescem na arte de Iseult Perrault, enquanto que a realidade aumentada é apenas um pequeno passo para que ganhem vida. Formas, criaturas e sons lúdicos estão escondidos entre as plantas, secretamente esperando que o espectador os encontre. Embora a vegetação pareça densa e impenetrável à primeira vista, cada visitante é convidado a fazer uma viagem nesta selva viva através da realidade aumentada, uma ferramenta que permite novos níveis de realidade e compreensão.
“After Eden” ilustra a utopia de uma nova e divertida forma de paraiso visual; um espaço exuberante que contém ao mesmo tempo surpresa e perigo.
Mesclando o virtual e o real, a obra une duas mídias muito diferentes e sublinha a atemporalidade da pintura. Sem nenhuma surpresa, foi inspirada pelas representações (não)idílicas de Eden na história da arte clássica (‘O jardim das Delícias’ de Jérome Bosh ou ‘As portas do Inferno’ de Rodin, por exemplo). De certa forma, ecoa às teorias do século XVI sobre visão, matemática e perspectiva, regendo nossas realidades diárias e ganhando vida através de novas tecnologias.

Biografia:
As três artistas se conheceram em Lausanne enquanto estudavam na prestigiada escola de arte suíça Ecal. Encontraram a oportunidade de trabalhar juntas durante um workshop do designer Andreas Gysin. As duas artistas digitais se inspiraram na série de quadros de Iseult e sua abordagem específica de incluir o espectador em seu mundo fantasmagórico. Trabalham juntas até hoje em Paris, onde moram.

Mélanie Courtinat é designer de interação de mídia baseada em Paris. Graduada pela ECAL, foi co-fundadora do estúdio PastorPlaczek em 2017. Sua obra e pesquisa concentram-se em novas mídias como realidade virtual e vídeo games, questionando a própria mídia e prototipando seu futuro.

Iseult Perrault (nascida em 1993), reside e trabalha em Paris, França. Produz narrativas visuais recolhendo imagens online e de vida real e misturando essas realidades. Embora presentes no imaginário coletivo, os temas pesquisados ressoam com seus encontros, sejam eles reais ou digitais. O processo conduz a artista à produção de elementos embebidos em suas próprias estórias: espaços fictícios de exposição, volumes cujas perspectivas parecem desmoronar, paredes verdes, peixes caminhando sobre suas cabeças…

Freelancer em Designer de Interação e artista digital, Salomé Chatriot é formada pela Ecal em Mídia & Design de Interação. Sua prática oscila entre a construção de instalações físicas e a criação de ambientes virtuais que tomam forma em fotografia 3D, vídeo, realidade virtual e realidade aumentada. Apresentou sua obra de Paris a São Francisco, passando por Londres, Genebra e Milão e contribuiu para várias publicações em revistas especializadas.