Caspar de Gelmini

Objects and Cells 4

FILE São Paulo 2022 | Hipersônica
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

 

 

Já há algum tempo venho trabalhando com uma mistura de música contemporânea e videoarte. Esse tipo de música tem uma longa tradição na Alemanha e pode ser mostrado no contexto de um festival de new music, mas também em festivais de media art ou em galerias e museus. Por um lado, essa estética requer conhecimento de música instrumental e performance; por outro, requer conhecimento de fotografia e processamento de imagens. Softwares do IRCAM como Max Msp, Open Music e Jitter são utilizados aqui. O objetivo é criar uma interface entre música e arte. Nesse contexto, muitos roteiros de estudo como “Sound Studies” ou “Music and Media Art” foram criados na Alemanha. No meu trabalho, eu coopero com cientistas da Humboldt University Berlin e da Charité Berlin e com células de pesquisa relativas às suas estruturas gráficas e tipológicas, além de lidar com várias espécies de plantas no jardim botânico. Para isso, utilizo processos tipológicos baseados em Bernd e Hilla Becher e sua Düsseldorf School.

Caspar de Gelmini estudou em um curso preparatório de composição em Berlim, na University for Music and Performing Arts Rostock, onde obteve seu grau de bacharel. Ele então obteve um diploma na University for Music Franz Liszt em Weimar. Fez pós-graduação na University Mozarteum Salzburg e mestrado na State University of Music and Performing Arts em Stuttgart. Ao longo de seus estudos, foi estudante de intercâmbio na Royal College of Music em Estocolmo, na University for Music em Baesel, no Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris e no IRCAM. Seus professores especializados em composição foram: Helmut Zapf, Peter Manfred Wolf, Michael Obst, Annette Schlünz, Pär Lindgren, Karin Rehnqvist, Georg Friedrich Haas, Michel Roth (teoria musical), Tristan Murail, Marco Stroppa, Frédéric Durieux e Hèctor Parra.