chdh: Cyrille Henry & Nicolas Montgermont

Deciban

FILE São Paulo 2022 | Hipersônica
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

 

 

“Deciban” é a nova performance audiovisual do chdh, em que som e formas visuais emergem do ruído. Na tela, um um ruído visual semelhante ao “chuvisco” das velhas TVs analógicas preenche o espaço. Esse material hipnótico, acompanhado pelo seu alter-ego sonoro, é animado e movimentado por forças controladas em tempo real por artistas/intérpretes usando laptops.
O ruído adquire uma estrutura, uma topologia, padrões. Formas emergem, movimentos visuais e sonoros aparecem. O público se perde na percepção desse mundo cheio de ilusões. Em Deciban, os fenômenos são submergidos em um universo de ruídos: ruído é informação.

Bio:

O coletivo chdh estuda relações imagem-som criando sintetizadores algorítmicos de áudio e vídeo. Eles usam esses instrumentos audiovisuais principalmente em performances ao vivo. Usando equações que descrevem mecanismos naturais, eles geram coreografias abstratas de partículas cuja matéria minimalista revela estruturas subjacentes de grande complexidade, formadas por estranhos atratores orgânicos. Na busca de uma radicalidade sinestésica, suas performances hipnóticas trabalham nos movimentos conjuntos de imagem e som e pertencem tanto ao cinema experimental, na forma utilizada, quanto à improvisação musical, na maneira como são tocadas.