Tivon Rice

Environment Built for Absence (an unofficial/artificial sequel to JG Ballard’s “High Rise”)

FILE São Paulo 2019 | Videoarte
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

 

 

No início de 2018, a demolição do Escritório Central de Estatística da Holanda ofereceu uma espécie de filme em câmera lenta aos passageiros de trem que viajavam entre Haia e Amsterdam. No ano seguinte, conforme o prédio era metodicamente desconstruído de cima a baixo, visitei o local a fim de documentar sua gradual erosão. Utilizando um drone e um processo de mapeamento digital – fotogrametria – criei um arquivo de modelos virtuais 3D. A arquitetura de um edifício e seu inevitável colapso foram evocados no romance do escritor inglês J.G. Ballard, High Rise, em 1975; procurei também eu acompanhar esta cena com a voz de um sistema de aprendizado automático, treinado através da coletânea da obra de Ballard. Esta AI – uma rede neural recorrente – gera textos que descrevem materiais, corpos invisíveis e possíveis narrativas que residam nos destroços do edifício.

Créditos:
Criado em colaboração com: Google Artists and Machine Intelligence, Yukun Zhu, the University of Washington Center for Digital Arts and Experimental Media, Maxwell Forbes.
Narração: Kevin Walton

Bio.

Tivon Rice é artista e educador, trabalha nas intersecções entre Estudos Visuais e Tecnologia. Residindo entre Seattle (EUA) e Den Haag (NL), busca explorar criticamente a representação e a comunicação no contexto da cultura digital. Seus projetos incorporam uma variedade de materiais – reais e virtuais – e examinam as formas com que os ambientes físicos e as mídias de massa criam imagens, construindo assim histórias em sites e comunidades